ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2023

Fertilizantes: desafios na oferta e preços agrícolas

A Nutrien espera mais volatilidade de preços para produtos agrícolas em 2023 em meio a interrupções no fornecimento relacionadas à guerra na Ucrânia. As exportações de potássio pela Rússia, um dos maiores exportadores junto com Belarus, devem ter caído 20% em 2022, enquanto as exportações de Belarus tiveram queda de 50%. Embora as exportações russas de fertilizantes não tenham sido sancionadas, os obstáculos financeiros e outros relacionados a essas sanções assustaram os compradores ou dificultaram as transações. Esses números não devem mudar em 2023.

A Rússia também é grande produtora e comerciante de nitrogênio, outro tipo de fertilizante que foi duplamente atingido. As exportações do país tiveram impacto negativo, assim como a produção fora da Rússia: os altos preços da energia interromperam parte da produção de nitrogênio na Europa. Algumas empresas voltaram a produzir nitrogênio com preços de energia recentemente mais baixos. Com o inverno quente na Europa, essas usinas voltaram a funcionar.

Ainda assim, os desafios do lado da oferta podem gerar um aperto nas commodities agrícolas. A Nutrien está adicionando capacidade na produção de potássio. A capacidade da empresa era de 14 milhões de toneladas no início de 2022 e passou para 15 milhões no fim do ano. A empresa pode aumentar a capacidade em 1 milhão de toneladas por ano até chegar a 18 milhões, o que exigiria um incremento de capital adicional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.