11/Jan/2023
A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina, espera alcançar R$ 700 milhões em vendas no ciclo 2023/2024 graças à operação de barter, quando o pagamento pelo insumo é efetuado por meio de troca por produtos da fazenda. O grupo afirmou que acaba de lançar a campanha “Soja Certa”, que vincula a venda de insumos à oferta de um seguro de preços por saca de soja, e visa negociar com a oleaginosa disponível ou futura. A iniciativa estará vigente até 30 de março de 2023 e, somente em 2022, a Lavoro atingiu R$ 550 milhões em contratos com a campanha “Milho Certo”, que tinha mecânica similar.
A meta é ampliar ainda mais a atuação no Brasil, com instrumentos financeiros muitas vezes desconhecidos pelo produtor, mas que são extremamente importantes para mitigar os riscos das oscilações das commodities e aumentar a rentabilidade dos clientes, segundo o diretor de Operações de Commodities da Lavoro, Marcos Oliveira. As negociações dentro do modelo de Barter são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.