ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Dez/2022

YARA: agenda verde é oportunidade para indústria

Segundo a Yara, há oportunidades gigantescas para o governo Lula fortalecer parcerias e políticas públicas com a indústria química nacional. O setor está atualmente estagnado e, para 2023, é possível ocorrer uma retomada do crescimento com foco em iniciativas sustentáveis. Lula deixou muito claro a preocupação com a agenda verde. Existe espaço e há oportunidades para uma mudança da política sustentável no Brasil. É preciso que esse governo aproveite porque a indústria química brasileira está estagnada.

Há uma grande oportunidade de retomar o crescimento da indústria e fomentar as iniciativas de baixo carbono. Em busca de ser a primeira fabricante de fertilizantes a produzir amônia verde no Brasil, a Yara realizou uma parceria com a empresa de energia Raízen para construir uma fábrica de produção de hidrogênio verde, capaz de reduzir entre 80% até 100% a emissão de gases do efeito estufa. A expectativa é que as operações de produção do hidrogênio verde comecem no início de 2014.

Contudo, que as perspectivas de geração de valor com a tecnologia verde ainda são incertas. O mercado de carbono é especialmente incipiente no Brasil, o que gera muita incerteza se haverá em qual vai ser esse prêmio, porque sempre fica o dilema se a indústria vai receber ou não. No Brasil, a grande discussão é sobre fomentar a mudança da matriz energética. Não dá para ficar esperando, é preciso começar a converter os produtos para uma direção mais sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.