ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2022

Tecnologia: agronegócio é um mercado pulsante

A AgTech Garage, um dos mais relevantes hubs de inovação do agronegócio no Brasil, deu dicas para quem deseja participar da maré de inovação cada vez mais crescente no setor. A AgTech Garage promove conexão entre empresas, startups, produtores, investidores, academia, entre outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agro. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentem a sustentabilidade e a competitividade da cadeia de ag&food tech. O hub de inovação nasceu em 2016, quando realizou, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o primeiro censo de startups do agro. O objetivo era conhecer os desafios, a pesquisa foi agregada para formatar a AgTech Garage, que tem se aperfeiçoado. Ao longo do tempo, a empresa adquiriu experiência ao observar e conectar diferentes modelos tecnologias para compor a ideia do novo negócio.

Hoje, o AgTech Garage tem mais de 85 empresas parceiras e mais de mil startups participando do hub. Isso tem um enorme efeito de networking. Quanto mais participantes, mais faz sentido para outros participarem. O crescimento ocorre de forma consistente e muito rápida, o que obriga ao desenvolvimento de ferramentas de gestão de processos. Com a experiência, a AgTech Garage percebeu como o setor do agronegócio passou a se interessar mais pela inovação nos últimos anos. O agro é um mercado gigante e representa muito para o País, que tem condições e o propósito de alimentar o mundo. No passado, quem não estava no agro tinha um certo receio de empreender no setor. A pandemia evidenciou a necessidade de inovação diante do mundo de incertezas. Hoje, a inovação é um tema mais prioritário nas agendas dos executivos do agro. Tanto que a AgTech Garage quase dobrou de tamanho durante a crise de Covid-19. Muitas startups se reinventarem em seus processos e ganharam poder em maior escala. Houve um momento que o produtor se adaptou e agora está muito mais aberto à inovação.

A inovação, como sempre, trará novos desafios e oportunidades. Deve haver um grande salto nos modelos de negócios quando se fala em tecnologia. Robótica é uma coisa muito forte, sensoriamento e rastreabilidade são fortes também. Isso tudo pode ser integrado. E permite novos modelos de negócios, como o crédito diferenciado e inteligente. Então, não é só a grande empresa se relacionando com a stratup. O próprio produtor nesse contexto está mais empoderado. As empresas precisam olhar para papel que o produtor pode ter nas startups e buscar mecanismos para se conectar com tudo isso e acelerar. Dessa forma, será possível trazer soluções entre grandes empresas e startups que darão agilidade ao mercado. Cada vez mais é uma simbiose. A empresa está aprendendo e criando mecanismos sobre como deve se relacionar com o empreendedor. A dica da AgTech Garage é: olhe para o agro. É um mercado relevante com propósito gigantesco e de portas abertas para conectar produtores e investidores. É um mercado pulsante. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.