ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2022

Insumos: Bayer divulga resultados do 3º trimestre

A Bayer obteve lucro líquido de 546 milhões de euros (US$ 545,9 milhões) no terceiro trimestre de 2022. O resultado representa uma melhora expressiva no desempenho da companhia na comparação com igual trimestre do ano anterior, cerca de 6 vezes mais, quando obteve lucro líquido de 85 milhões de euros. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) antes de itens especiais foi de 2,45 bilhões de euros, valor 17,2% superior ao 2,09 bilhões de euros reportado no terceiro trimestre de 2021. Já o Ebit ficou em 1,19 bilhões de euros, ante 530 milhões de euros na comparação ano a ano. As vendas aumentaram 5,7%, a 11,28 milhões de euros, em comparação com 9,78 bilhões de euros no terceiro trimestre do ano anterior. Na Divisão Agrícola, a alta foi de 8,4% em relação ao terceiro trimestre de 2022, com geração de receita de 4,69 bilhões de euros.

A companhia atribui o resultado a ganhos na América Latina, Europa, Oriente Médio e na África, mas ressalta a queda nas vendas na América do Norte, especialmente devido aos maiores retornos de sementes. O Ebitda ajustado da divisão foi de 619 milhões de euros no trimestre, superior ao valor de 294 milhões apresentado em igual período de 2021. O desempenho da fabricante de produtos farmacêuticos e agroquímicos surpreendeu a expectativa do mercado. Tanto as vendas quanto o Ebtida ante itens especiais vieram acima da expectativa dos analistas do Stifel, enquanto o lucro líquido ficou abaixo do esperado de 603 milhões de euros. Segundo analistas do Bernstein, o crescimento da empresa foi impulsionado pela divisão agrícola de Crop Science, além de preços mais altos e produtos químicos para proteção de culturas, embora as vendas de sementes de milho e soja tenham caído principalmente devido ao maior retorno de sementes.

Na divisão de produtos farmacêuticos, as vendas de medicamentos prescritos aumentaram 2,9%, para 4,95 bilhões de euros. No entanto, o crescimento geral das vendas foi retido pela expiração da patente do anticoagulante Xarelto no Brasil e quedas nas vendas na China do Xarelto e do Nexavar, medicamento para combate ao câncer. A divisão de saúde do consumidor da Bayer registrou crescimento de vendas em todas as regiões. Diante dos resultados do terceiro trimestre, a Bayer manteve as expectativas para o acumulado do ano fiscal apresentadas em agosto. A empresa espera que as vendas totalizem entre 47 bilhões de euros e 48 bilhões de euros, com Ebtida ajustado de 12,5 bilhões de euros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.