ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Out/2022

Fertilizantes: produtor deve adiar compras de ureia

A StoneX recomendou a produtores que posterguem compras de ureia, se possível, tendo em vista a perspectiva de novos recuos dos preços do insumo. Os valores cobrados pelo insumo, que subiram até o início de setembro, começaram a ceder. A queda pode ser mais um "zigue-zague" do mercado ou antecipar a tendência de fortes quedas para o período de novembro a dezembro de 2022. A desvalorização atual se deve à saída simultânea dos grandes importadores globais do mercado.

Se for preciso aguardar um pouco mais pelas quedas de preços, o produtor deve fazê-lo, especialmente os produtores que precisam do insumo para a 2ª safra de milho de 2023 e têm condições logísticas para adiar a compra. Já os produtores que não podem alterar a estratégia de compra de ureia, que adquiram o produto no mercado físico e aguardem a queda dos preços postergando a fixação do preço, por meio de derivativos ou contratos futuros.

Quanto ao mercado de fosfato monoamônico (MAP), os preços estão US$ 200,00 por tonelada abaixo dos patamares pré-guerra na Ucrânia, mas há espaço para novas correções no curto prazo, dado o alto estoque local, destruição de demanda e preços internacionais também em baixa. Dada esta perspectiva, a sugestão aos produtores que necessitam do produto é postergar a compra do produto físico. Assim como a ureia, há hedge para postergar a fixação de preço com derivativos, se for o caso. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.