27/Set/2022
A adoção do biometano como substituto do diesel ou do gás natural na frota pesada ainda encontra barreiras na potência dos motores desses veículos e na falta de uma rede de distribuição para os mercados consumidores. A Cocal, que começou a produzir biometano neste ano, utiliza o gás em oito veículos: basicamente caminhões e tratores com motores apropriados ao biometano de fábrica. Mas, a adoção em máquinas agrícolas pesadas, como em colhedoras de cana-de-açúcar, está distante. Em alguns casos, é possível instalar kits em veículos totalmente a diesel que permitem rodagem com 50% de diesel e 50% de biometano.
Mas, essa opção vai melhor em equipamentos de baixa potência, como caminhões de até 300 cavalos e veículos leves. Uma terceira opção é substituir o motor a diesel por um 100% a gás, opção que está limitada a motobombas e caminhões. Há ainda a possibilidade de converter motores a diesel para o ciclo Otto, mas essa via ainda precisa de mais desenvolvimento. O uso de todo o potencial de produção de biometano do Brasil no lugar do diesel para o abastecimento das frotas de veículos pesados poderia substituir toda a importação do fóssil pela próxima década. Isso representaria uma “economia” de até US$ 137 bilhões ao longo desse período.
O cálculo, feito pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), demonstra que há possibilidade de substituição do fóssil pelo renovável no Brasil, o que reduziria a emissão no curto prazo do metano, o gás mais nocivo para a atmosfera. A mudança também ajudaria a melhorar os resultados da balança comercial do País. Com base em projeções de diferentes cenários de crescimento da economia, a CBIE elaborou três cenários de evolução do consumo de diesel no Brasil até 2031. Em um quadro mais otimista de avanço do PIB, a demanda por diesel superaria a capacidade de refino prevista e exigiria ainda importações. Só em 2031, o volume chegaria a 35 bilhões de litros, ou o equivalente a 45% do consumo esperado para o ano. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.