14/Set/2022
O AgroGalaxy, um dos maiores varejistas de insumos agrícolas do País, pretende abrir mais cinco Centros Tecnológicos (CTA) no Brasil em 2023, além dos três já instalados em Londrina (PR), Alfenas (MG) e Jataí (GO). Todos os CTAs, espaços voltados a pesquisas e testes envolvendo novos produtos e práticas de manejo, também podem abrigar feiras de negócios, como o Super Agro realizado em Londrina (PR) em janeiro. Cerca de 40% dos negócios do ano da companhia na região são feitos na semana de feira. Os cinco CTAs previstos para 2023 deverão ser instalados em Querência (MT), Cerejeiras (RO), Campo Novo do Parecis (MT), além de, possivelmente, um no MATOPIBA, em Palmas ou no Pará, e outro em Mato Grosso do Sul.
Na primeira Super Agro do CTA de Alfenas (MG), foram gerados R$ 140 milhões em negócios. É uma estratégia que tem trazido resultados para a empresa, especialmente no segmento de especialidades (fertilizantes especiais e defensivos biológicos). Os CTAs são estratégicos também para o AgroGalaxy avançar no desenvolvimento de novas soluções e aplicações de fertilizantes organominerais e especialidades, como defensivos biológicos. Uma das formas pela qual a empresa pretende se diferenciar da concorrência é oferecendo a produtores meios de elevar consideravelmente sua produtividade. Para tanto, o conhecimento sobre como combinar bioinsumos com químicos é uma das apostas neste sentido.
Hoje, em torno de 15% das vendas de defensivos da empresa referem-se a produtos biológicos. No caso dos fertilizantes, os organominerais representam 17% do total e as vendas cresceram 40% entre 2021 e 2022. A ideia é atrair a indústria de bioinsumos para trabalhar com os técnicos do AgroGalaxy e desenvolver soluções nos CTAs. Além disso, a empresa também está cadastrando os CTAs no Ministério da Agricultura para que os fornecedores de insumos que utilizarem os locais para pesquisa possam não só testar os produtos como usar os laudos em processos de registro.
Dada a capacidade da companhia de integrar novas empresas em seu sistema e modo de operação a varejista deve conseguir fazer no máximo, três aquisições de revendas de insumos em 2023. O foco das próximas compras serão empresas do Triângulo Mineiro (MG), da região da BR-163, em Mato Grosso, sudoeste do Paraná e oeste da Bahia. Se coincidir de achar quatro empresas nestas quatro regiões, talvez o ritmo de aquisições seja maior do que em 2022. Mas, provavelmente não ocorrerão todas ao mesmo tempo (no mesmo ano), pela capacidade de integração.
A velocidade das compras também será muito atrelada ao caixa da companhia. O foco são revendas com faturamento acima de R$ 500 milhões, a fim de diluir os custos de integração. Para a planejada expansão orgânica, ou seja, abertura de novas lojas em regiões onde já atua, a companhia não precisará fazer uma emissão subsequente de ações (follow on), mas para concretizar o plano de aquisições nas quatro regiões citadas, sim. A previsão é inaugurar de 25 a 30 lojas em 2023 e em 2024, totalizando 230 até lá. A previsão é terminar 2022 com 170 pontos de venda. É preciso oportunidade de compra e combinar com emissão de ações.
Para as quatro compras será necessário follow on e a emissão será feita quando possível. Há expectativa de, após as eleições presidenciais no Brasil, uma nova janela de oportunidade de emissão se abrir. A expansão da empresa vem exigindo diversificação das fontes de financiamento da companhia. Como a cada ano é necessário adquirir de fornecedores um volume cada vez maior de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes, só o crédito bancário não tem sido suficiente para o crescimento. Há um direcionamento de tomar mais recursos com os fornecedores de insumos. O fornecedor está sempre interessado em crescer e, por isso, geralmente o crédito dele não é limitado.
Há três anos, a companhia comprava todo o fertilizante à vista, hoje financia uma parte. Para sementes, quase 40% da semente comprada para revender é financiada. Esse financiamento tem a ver com a velocidade com que o AgroGalaxy tem crescido. Para ampliar a tomada de crédito junto a fornecedores, o AgroGalaxy vem aumentando as vendas para produtores por Cédula de Produto Rural (CPR), que servem de lastro para as captações. Também existe plano de emitir um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) em breve. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.