ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Ago/2022

BASF lidera em patentes de agricultura sustentável

Estudo realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) identificou que a fabricante de agroquímicos Basf foi a empresa que mais depositou no Brasil patentes relacionadas à agricultura sustentável entre 2011 e 2021. Foram 272 pedidos no período, de um total de 3.755, conforme o levantamento do Inpi realizado em parceria com a Coordenação do WIPO Green para América Latina e Caribe (LAC). Em dez anos, segundo a estratégia de busca desenvolvida para o estudo, foram depositados no Inpi cerca de 300 pedidos de patente por ano de tecnologias relacionadas à agricultura sustentável, dos quais cerca de 70 depositados por empresas nacionais.

A Basf foi seguida da Bayer, com 170 patentes depositadas; da Dow Agrosciences, com 167; Pioneer Hi-Bred International, 146; Syngenta, 108; Monsanto, 99; Deere & Company, 90; dentre outras. A Embrapa ficou na 11ª posição, com 43 patentes depositadas. O estudo foi realizado com uma metodologia própria, dividindo as inovações levantadas em oito categorias, como plantas geneticamente modificadas, incluindo as que contribuem para produtividade e resistência de doenças e pragas; defensivos agrícolas sustentáveis, como por exemplo os com menor índice de impactos ao meio ambiente; e agricultura 4.0, por meio da aplicação de ferramentas digitais que permitem uma maior precisão. A Basf afirma estar satisfeita porque este é um estudo espontâneo e independente, que leva em conta os diversos aspectos e perspectivas da agricultura sustentável.

Esse resultado reforça que a Basf vem investindo constantemente no desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis no Brasil, buscando contribuir para a longevidade da agricultura. O estudo identificou também que 36% dos pedidos de patentes no Brasil pertencem a depositantes (empresas) dos Estados Unidos. Os depositantes nacionais ocupam a segunda posição, com 783 pedidos de patente depositados no INPI relacionados à agricultura sustentável. Foi observado também um número significativo de pedidos com origem na Alemanha, Suíça, Japão ou Israel (mais de 100 pedidos de patente identificados com depositantes destes países). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.