11/Ago/2022
Em expansão no País, o mercado de consórcios agrícolas ainda é dominado pelos grandes bancos, mas tem atraído novos atores, como a varejista Magazine Luiza. Com as altas taxas de juros na economia, a modalidade de investimento também tem conquistado um público cada vez maior. Só na área de máquinas, o número de adeptos do campo mais que triplicou em cinco anos, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Agora, a tecnologia pode tornar essa opção ainda mais barata para os produtores rurais que planejam comprar maquinários, veículos e até terras para expandir seus negócios.
A Mycon, fintech que vendeu R$ 2 bilhões em consórcios em 2021, principalmente na área imobiliária urbana, vai entrar no agronegócio com a meta de comercializar R$ 500 milhões ao setor até o fim deste ano e outros R$ 2 bilhões em 2023. No ano que vem, a projeção da empresa é vender, no total, R$ 5 bilhões em crédito. A empresa, criada em 2020, usa inteligência artificial para oferecer planos com taxas 50% mais baratas que as de nomes mais tradicionais no segmento. A fintech opera com taxas de 9,99% durante todo o contrato (de oito anos para máquinas e 20 anos para imóveis rurais). Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.