08/Ago/2022
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) rejeitou a proposta do corpo técnico da agência para aumentar temporariamente estoques operacionais mínimos de diesel A S10 como precaução a possível crise de desabastecimento entre setembro e novembro. A decisão veio por três votos a dois. Assim, a regra de formação de estoques para produtores e distribuidores de diesel permanece nos termos definidos ainda em 2013: equivalente a cinco dias da comercialização no mesmo período do ano anterior para empresas que atuam nas Regiões Norte e Nordeste, e três dias para aquelas que atuam nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A Superintendência de Distribuição e Logística propunha elevação desses estoques para nove dias de volume equivalente no caso de empresas com mais de 8% de participação de mercado, o que atingiria Petrobras, Acelen, Vibra, Raízen e Ipiranga. Em substituição, o colegiado aprovou proposta alternativa que, na prática, mantém os sobreavisos emitidos pela ANP aos agentes do mercado de diesel e reforça o acompanhamento desse mercado sem imposição de novos custos operacionais às empresas. Os sobreavisos já obrigavam que as empresas repassassem continuamente informações à ANP sobre produção e importação de diesel. Na reunião, foi falado sobre a formalização de um terceiro sobreaviso que mantenha o repasse de informações corrente e obrigue a informação de cargas contratadas com destino ao Brasil, eventuais restrições, além da data de partida dos navios dos portos de origem no exterior e a previsão de chegada ao Brasil.
Além disso, a medida visa maior acompanhamento dessas cargas em trânsito pela ANP, assim como da produção nacional e dados de previsão de demanda. Com relação aos estoques de diesel, o cenário do mercado mundial é dinâmico e vem se moldando de forma a não admitir interrupções no suprimento. O aumento do fator de utilização de refinarias (FUT) indica uma produção superior à inicialmente prevista para os meses de outubro e novembro e cargas em trânsito, uma vez consideradas, têm volume considerável para completude de estoques seguros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.