03/Ago/2022
A Yara Brasil, subsidiária da fabricante norueguesa de fertilizantes, realizou, no dia 1º de agosto, o primeiro embarque do insumo a granel por meio de cabotagem do País. Foram enviadas 15 mil toneladas de adubos especiais da sua unidade de produção de Rio Grande (RS) para sua misturadora em São Luís (MA). O produto deve chegar ao Maranhão em torno de sete dias. A Yara afirmou que a operação vai abastecer principalmente os produtores de soja do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), até então não atendidos pela companhia.
O mercado da fronteira Norte é o que mais cresce em termos de área plantada no País, e agora a Yara oferece mais uma opção de abastecimento para a região, com um produto nacional. Hoje, o local trabalha majoritariamente com matéria-prima importada, então esta movimentação levará mais uma opção de abastecimento de fertilizantes. Segundo a companhia, a operação, além de ser mais vantajosa operacionalmente, também é mais sustentável, já que seriam necessários 405 caminhões para o transporte do produto pelos mais de 3 mil Km de rodovias entre Rio Grande (RS) e São Luís (MA).
A cabotagem tornou-se uma opção viável após os últimos avanços da BR do Mar, programa que visa aumentar a matriz hidroviária de transporte no Brasil. O programa, entre outras medidas, possibilitou a redução da taxa de Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante e desobrigou a necessidade de frota própria para aderir à modalidade. Em um contexto em que a logística é um dos grandes desafios para a entrega dos fertilizantes para a safra de verão (1ª safra 2022/2023), essa nova modalidade de transporte é fundamental para a segurança alimentar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.