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29/Jul/2022

AGCO divulga resultados do 1º trimestre de 2022

A AGCO, fabricante norte-americana de máquinas agrícolas de marcas como Valtra e Massey Ferguson, obteve lucro líquido de US$ 177,7 milhões, ou US$ 2,37 por ação, no segundo trimestre deste ano, informou a companhia nesta quinta-feira (28/07). O resultado representa queda de 37,2% ante igual período do ano passado, quando a companhia lucrou US$ 282,8 milhões, ou US$ 3,74 por ação. Em termos ajustados, o lucro passou de US$ 2,88 para US$ 2,38 por ação. As vendas líquidas da companhia aumentaram 2,3% na mesma comparação, para US$ 2,945 bilhões. A AGCO em comunicado que estava totalmente operacional cerca de duas semanas após o ciberataque contra a empresa ocorrido em maio de 2022, mas que produção, vendas e lucro líquido no segundo trimestre foram afetados negativamente.

"Nossos resultados refletem aumentos substanciais de preços para combater o aumento dos custos de materiais, maiores despesas de logística e outras ineficiências de fabricação", disse o CEO da companhia, Eric Hansotia. "Os fundamentos agrícolas permanecem favoráveis e estão sustentando a carteira de pedidos, que permanece à frente do nível do ano passado." Na América do Norte, as vendas aumentaram 0,7% no segundo trimestre na comparação com um ano antes, para US$ 739,9 milhões. O desempenho foi motivado pelo aumento dos preços para mitigar a inflação de custos, juntamente com o aumento das vendas de tratores. As vendas na América do Sul cresceram 86,6% na mesma comparação, para US$ 519,2 milhões. Excluindo o efeito do câmbio, o aumento foi de 77,2%.

"As vendas cresceram fortemente em todos os mercados, impulsionadas pela demanda robusta da indústria e por impactos favoráveis de preços", disse a companhia. "Os melhores resultados na América do Sul refletem o benefício de maiores vendas e produção, um mix favorável de vendas e preços que compensaram a inflação de custos de materiais." Na Europa/Oriente Médio, as vendas somaram US$ 1,468 bilhão, queda de 10,3% ante o segundo trimestre do ano passado. Segundo a AGCO, as vendas caíram significativamente na Rússia e na Ucrânia. Na região Ásia-Pacífico e África, houve queda de 5,5%, para US$ 218,5 milhões, com menores vendas na China. Para todo o ano de 2022, a companhia espera vendas entre US$ 12,4 bilhões e US$ 12,6 bilhões, ante o intervalo entre US$ 12,5 bilhões e US$ 12,7 bilhões projetado anteriormente. A previsão de lucro por ação ajustado foi mantida em uma faixa entre US$ 11,70 e US$ 11,90. Fonte: Broadcast Agro.