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29/Jul/2022

KEPLER WEBER: lucro tem forte alta no 2º trimestre

A Kepler Weber, líder no mercado de equipamentos para armazenagem de grãos, obteve lucro líquido de R$ 60,2 milhões no segundo trimestre deste ano, aumento de 410,2% ante os R$ 11,8 milhões apurados em igual período do ano passado, informou a companhia nesta quarta-feira. A margem líquida atingiu 16,7%, aumento de 11,9% na comparação anual. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 94,3 milhões, 340,7% mais do que um ano antes. A receita líquida da companhia cresceu 48,4% na mesma comparação, para R$ 360,1 milhões, o maior nível para um segundo trimestre na história da companhia. No segundo trimestre de 2022, o mercado interno representou 89% da receita líquida, e o externo, 11%, mesma proporção de um ano antes.

A receita líquida do segmento de pós-colheita da Kepler Weber no segundo trimestre de 2022 cresceu 25,5% em relação a igual período do ano passado, para R$ 220,7 milhões. A empresa disse que conseguiu aproveitar o bom patamar do poder de troca dos produtores rurais frente à valorização das commodities. Já a receita de negócios internacionais subiu 46,2% na mesma base de comparação, para R$ 40,5 milhões. De acordo com a Kepler, o crescimento refletiu a manutenção do posicionamento premium da companhia no mercado internacional, que permitiu capturar negócios rentáveis mesmo diante do cenário de inflação dos custos de logística e da volatilidade cambial. O segmento de portos e terminais teve receita líquida de R$ 5,9 milhões, aumento de 195% ante o segundo trimestre de 2021.

A Kepler Weber explicou que esse segmento é caracterizado por projetos de tíquete elevado, podendo gerar grandes variações de faturamento de um trimestre para outro. No segundo trimestre deste ano foi iniciado o faturamento de uma venda realizada no segundo semestre de 2021 para um terminal de exportação de Santos (SP). Já o segmento de agroindústrias gerou R$ 47,5 milhões em receita líquida. Segundo a Kepler, os projetos nesse segmento são de alta complexidade e possuem um ciclo de vendas mais prolongado. A companhia começou a apresentar esse novo segmento no primeiro trimestre de 2022, e por isso não há receita para o segundo trimestre do ano passado. A receita líquida de reposição e serviços aumentou 22,3%, para R$ 45,5 milhões. Fonte: Broadcast Agro.