23/Jun/2022
A alta no preço dos combustíveis deve fomentar nova paralisação geral dos caminhoneiros no País. A situação, que não é nova, reforça a necessidade de um plano alternativo para o setor de transporte de cargas no Brasil. A queda de braço entre governo e caminhoneiros pode não estar próxima do fim, mas os momentos dessa crise que já se arrasta há alguns anos no Brasil deveriam estimular a elaboração de um novo plano estratégico para o setor de transporte de cargas no País.
Uma avaliação preliminar no setor de transportes de carga em outros países, dão conta de que este é, sem dúvida, um dos grandes desafios dos governantes nos próximos anos. Em um país continental como o Brasil, essa avaliação ganha amplitude e extrema relevância. Ao longo das últimas quatro décadas, houve uma evolução muito tímida na criação de alternativas para o setor de transporte de cargas no País. Este assunto não pode mais esperar, pois é urgente.
O ideal, neste momento, seria o governo estar focado em soluções de longo prazo para a questão. Políticas públicas paliativas não resolverão totalmente a questão. Enquanto o Brasil não tiver uma política pautada na pluralidade e na diversidade de alternativas para o setor de infraestrutura de modo geral, seguirá enfrentando estes desafios. É preciso, urgentemente, uma proposta de médio e longo prazo para o setor. Fonte. AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.