02/Jun/2022
Representantes das cooperativas do Paraná ouviram as propostas para a renovação da Malha Ferroviária Sul e o projeto de construção da Nova Ferroeste. As informações foram apresentadas pela Rumo Logística e pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná. A Nova Ferroeste vai demorar 13 anos para ser realizada, o contrato da Rumo Logística (no caso de renovação da concessão) começaria em 2027 e acabaria em 2057.
Para a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) o importante para os usuários da rede é ter a sinalização de que isso vai ser realizado, porque pode balizar os investimentos futuros das cooperativas próximos ao traçado da ferrovia. Percebe-se um ambiente favorável ao investimento por parte das cooperativas com perspectivas de médio e longo prazo. A concessão ferroviária da Rumo na Malha Sul vence em 2027, e a empresa prepara estudos para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) subprojeto para renovação da concessão até 2057. As cooperativas querem entender quais investimentos a empresa vai fazer neste período de 30 anos.
Por ora, o investimento previsto não foi divulgado. A Rumo informou que irá modernizar tanto a malha ferroviária existente como também o material rodante (locomotivas). Quanto à Nova Ferroeste, estão sendo feitos estudos de impacto ambiental e realizadas audiências públicas para avaliar essas questões do projeto, que prevê 1.304 quilômetros de ferrovia entre Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), com ramais para Foz de Iguaçu (PR) e para Cascavel e Chapecó (PR). A expectativa é de que, até o fim deste ano, saia a licença prévia do Ibama. Com isso, o Estado poderá realizar o leilão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.