ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jun/2022

Combustíveis: Câmara vai pressionar por subsídio

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que vai “apertar o governo” nesta semana para que seja concedido subsídio federal como forma de reduzir os impactos do aumento no preço dos combustíveis. Segundo ele, todas as petrolíferas públicas ou privadas estão fazendo. Os governos dos países mais avançados dão subsídios para evitar a alta dos combustíveis. Lira disse ainda que o Congresso tem tentado sensibilizar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que se mostra refratário à ideia do subsídio. No dia 26 de maio, o presidente da Câmara defendeu a criação de um auxílio para que caminhoneiros arquem com os reajustes do óleo diesel.

O Congresso tem feito uma espécie de "levante" contra aumentos de preços e tem o apoio do governo, num momento em que o efeito da alta da inflação nas chances de reeleição de Jair Bolsonaro (PL) preocupa o comitê de campanha do presidente. Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto que estabelece teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, gás natural, querosene de aviação, transporte coletivo e telecomunicações. Lira afirmou que a Casa precisa decidir sobre a criação de um subsídio para o preço dos combustíveis antes de votar o projeto de lei que cria uma conta de estabilização para o valor do diesel e da gasolina.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco cobrou na semana passada que a Câmara aprecie a proposta, já aprovada na Casa. Antes do fundo de estabilização para os combustíveis, é preciso decidir sobre subsídio. Há divergências enormes no projeto da conta de estabilização para combustível. O presidente da Câmara tem defendido que o governo crie um subsídio para os combustíveis, o que poderia diminuir o preço do diesel e da gasolina e conter a alta da inflação. Lira disse que vai pressionar a gestão federal para dar uma solução rápida em relação ao auxílio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.