ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2022

AGROGALAXY tem planos de expansão para 2022

A AgroGalaxy, uma das maiores varejistas de insumos agrícolas do Brasil, planeja abrir um número maior de lojas nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais, dentro de seu plano de inaugurar 25 pontos de venda em 2022. E 14 das 25 localidades já há consultores de vendas gerando demanda de negócios. A AgroGalaxy conta hoje com 145 lojas em 12 Estados brasileiros (considerando 11 da Agrocat, mais recente aquisição), 508 consultores de vendas (ante 468 ao fim de 2021) e 22,9 mil clientes. Em 2021, originou 948 mil toneladas de soja e 549 mil toneladas de milho. Os produtores rurais anteciparam um pouco as compras de fertilizantes neste ano, para se precaver contra possíveis gargalos logísticos e por receio de que falte insumo no momento do plantio, em decorrência da guerra na Ucrânia.

O produtor está se estocando com fertilizantes. Praticamente 100% dos orçamentos de fertilizantes para a safra 202220/23 foram feitos, sendo que para 80% deles já foram tirados pedidos (a serem faturados). Quanto aos agroquímicos, os pedidos feitos correspondem a aproximadamente 60% do previsto para a próxima safra. Para a 2ª safra de 2022, 100% dos fertilizantes foram entregues. Os produtores estão muito animados, apesar da perspectiva de uma lucratividade menor. A rentabilidade da safra 2021/2022 foi muito acima da média, agora está voltando às margens histórica. Segundo a companhia, os preços dos fertilizantes estão em média 136% acima de um ano atrás; defensivos, 51% mais altos e sementes, 43%. A perspectiva de taxas de juros mais altas para os produtores rurais na próxima safra tampouco altera a perspectiva positiva para a AgroGalaxy neste ano.

De modo geral, os agricultores manterão seus investimentos em sementes, agroquímicos e fertilizantes, ainda que em algumas localidades a aplicação de fertilizantes venha a ser um pouco menor. O produtor tem feito análises de solo para ver se tem estoque de nutriente, sabe que não é ano de investir adubo a mais. A companhia continua ativa no que se refere a M&As (fusões e aquisições), porém mais seletiva. Buscando empresas que tenham massa crítica interessante. Não há interesse em empresas pequenas, porque o trabalho para integrar é o mesmo de uma grande. Também quer companhias com bom nível de gestão. Em algum momento uma nova aquisição deve acontecer.

Em 2021, a AgroGalaxy adquiriu quatro empresas: Boa Vista, de Mato Grosso do Sul, Ferrari Zagatto, do Paraná, Agrocat, de Mato Grosso, além dos 30% restantes da Sementes Campeã, de Goiás, os outros 70% já tinham sido comprados em 2019. Há várias conversas em curso e uma equipe da companhia monitora ativamente ativos com potencial para serem adquiridos. É mais difícil comprar empresas hoje do que há alguns anos, porque os produtores têm tido rentabilidade muito boa há várias safras, o que ajuda a aumentar os preços das empresas. Algumas, além disso, não querem vender agora por considerar que o valor oferecido pode ser maior daqui a alguns anos. Ainda tem boas oportunidades, mas tem de procurar mais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.