ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2022

AGROGALAXY: oferta de fertilizantes normalizada

A Agrogalaxy não trabalha com perspectiva de falta de fertilizantes no mercado brasileiro neste ano. Até porque o mercado vai demandar um pouco menos. A maior parte dos fertilizantes comercializados pela empresa vêm do Canadá e não tem havido problemas nas entregas. Com outro fornecedor russo de grande porte, o suprimento também vem ocorrendo normalmente. A AgroGalaxy tampouco tem enfrentado dificuldades em conseguir glifosato para seus clientes. Os preços do insumo mais que dobraram no último ano.

Boa parte dos ingredientes ativos do glifosato tem como origem a China, que vem aumentando o rigor na fiscalização ambiental de suas fábricas, fechando parte delas, e também enfrentou problemas logísticos decorrentes da pandemia de Covid-19. O fato de a empresa, uma das maiores varejistas de insumos agrícolas do Brasil, ser uma companhia aberta e ter grande dispersão geográfica no País contribuiu para acessar com mais facilidade fornecedores de insumos, em especial de fertilizantes, preocupação do setor no momento.

Isso traz algumas vantagens, pois mostrar os resultados gera credibilidade junto ao mercado em geral. Há um grau de dificuldade maior para as empresas menores. Apesar de a maior transparência implicar compartilhamento de informações com a concorrência, viabiliza acordos mais vantajosos para a empresa. O lado positivo é que a empresa se abre muito mais para os fornecedores. Foi possível migrar para uma compra de fertilizantes (dos fabricantes do insumo) quase 80% a prazo. Há uns anos quase tudo era à vista. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.