ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mai/2022

Fertilizantes: cronograma da Caravana FertBrasil

A Embrapa informou que a Caravana FertBrasil, iniciativa da estatal para promover uso racional de fertilizantes e aumento da eficiência dos insumos nas lavouras brasileiras, iniciará na próxima semana por Mato Grosso do Sul. Os primeiros pontos da caravana serão Chapadão, em 10 de maio, e Dourados, em 12 de maio, onde pesquisadores e analistas da Embrapa discutirão temas para aumentar a eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo. O público-alvo do projeto são técnicos, produtores e lideranças rurais. A caravana percorrerá 48 polos produtivos agropecuários. Em junho e julho, cinco caravanas passarão por Minas Gerais (Sete Lagoas, Unaí, Patos de Minas, Passos e Uberaba).

No Rio Grande do Sul, a programação do projeto será de 25 a 29 de julho em Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo. Em Santa Catarina, o projeto passará por Chapecó, Campos Novos e Canoinhas de 8 a 12 de agosto. As datas das próximas caravanas ainda serão definidas pela Embrapa, conforme o período de plantio de cada polo até o fim do ano. As equipes não poderão passar por todas as cidades importantes. Por isso, cada polo escolhido terá uma cidade como referência, mas técnicos das outras cidades ao seu entorno serão chamados para participar. A adoção de questões práticas abordadas pela caravana poderá permitir economia de até 20% no uso de fertilizantes já na safra 2022/2023.

Essa maior eficiência pode resultar em economia de até US$ 1 bilhão para o produtor rural brasileiro. A expectativa com essa ação é sensibilizar lideranças ligadas às cadeias produtivas da agropecuária para que o Brasil possa superar a crise dos fertilizantes por meio de capacitação e troca de conhecimentos sistematizados entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo, estabelecendo um diálogo da pesquisa com o agronegócio no Brasil, propondo soluções tecnológicas para cada um desses 48 polos agrícolas. De acordo com dados da Embrapa, o Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. Em 2021, o País importou cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.