ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mai/2022

Fertilizantes: Brasil já enfrenta restrições de oferta

Segundo a Yara Brasil, o País começa a enfrentar restrições na oferta de fertilizantes. Hoje, a entrega está perto de uma normalidade, mas muito pelas importações que forma feitas antes do início do conflito. No entanto, já é possível observar restrições pela redução da disponibilidade, ou capacidade de trazer produto para o Brasil, especialmente da Rússia. O risco principal no momento é para os produtos que vêm da Rússia, como cloreto de potássio e nitrato de amônio.

É um ano de muitas incertezas, então o risco de falta de produto ainda permanece. A recomendação da companhia para o agricultor é não deixar as compras para a última hora e buscar parcerias para garantir a disponibilidade. Essa situação destaca ainda mais a importância da digitalização da agricultura para o uso racional de fertilizantes, de maneira a levar mais rentabilidade e eficiência ambiental. Esta é uma oportunidade, também, para o País acelerar a agenda de produção de fertilizantes e amônia verde. Isso ajudaria no sentido ambiental e na redução da dependência de importação.

No ano passado, a Yara anunciou parceria com a Raízen para comprar 20 mil metros cúbicos de biometano por dia e espera começar a produzir fertilizantes verdes no início do ano que vem. Essa é mais uma forma de encontrar alternativas. A empresa, por ser global e atuar em diversas partes do mundo, se aproveita da rede global para assumir e atender o compromisso de gerar soluções. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.