ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Abr/2022

Embrapa vai lançar seis novas cultivares neste ano

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará neste ano seis novas tecnologias e cultivares para a agricultura brasileira. As novas tecnologias da empresa são: nova cultivar para trigo, duas novas cultivares para soja, teste genômico para tilápias, nova cultivar de cupuaçu, capim braquiária e uma plataforma digital para a Caatinga. A nova cultivar de trigo, batizada de BRS Tarumaxi, foi desenhada para produção nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O objetivo é ampliar a oferta de trigo forrageira para a Região Sul. A cultivar foi desenvolvida em programa de melhoramento genético. Uma cultivar do cereal específica para a região do Cerrado está em desenvolvimento pela empresa, com estudos realizados pela Embrapa Trigo em Passo Fundo (RS) e testes realizados em Minas Gerais e em Brasília. No ano que vem, deve ser possível lançar nova cultivar de trigo para o Cerrado.

A variedade de capim braquiária, BRS Integra, é a primeira desenvolvida no País e é voltada para aplicação nos sistemas de integração lavoura, pecuária e florestas (ILPF). Destaque também para duas novas cultivares de soja desenvolvidas pela empresa com a tecnologia Xtend. As variedades BRS 2553XTD e BRS 2558XTD são tolerantes aos herbicidas glifosato e dicamba. A empresa também inseriu no mercado um kit, denominado Cupuaçu 5.0, com novos clones e variedades resistentes à vassoura-de-bruxa. Para produção de tilápias, a Embrapa desenvolveu um novo modelo genômico, chamado de TilaPlus, que auxiliará no melhoramento genético da produção desta espécie de peixe. Além das cultivares, a Embrapa lançou nesta quarta-feira (27/04) duas plataformas digitais. Uma delas é o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) do Bioma Caatinga.

Trata-se de uma plataforma de dados com o quadro agrário, agrícola, logístico e socioeconômico da região. A Embrapa também lançou a plataforma Visão de Futuro do agro brasileiro com os principais desafios e tendências do setor. Foi consolidado, em um só ambiente, os principais desafios do agro brasileiro e os sinais e tendências que moverão o setor nos próximos anos. O material foi desenvolvido em contribuição com o setor produtivo e análises de 120 documentos sobre a produção brasileira e está dividido em oito megatendências. Entre elas, destaca-se a biorrevolução, a agricultura digital e o crescimento do sistema ILPF. A biorrevolução é uma frente que vai avançar muito nos próximos anos, pelo menos até a metade do século. Na agricultura digital, o Brasil estará imerso com maior presença de drone, sensores e inteligência artificial. Os ILPFs seguirão apoiando o Brasil no processo de descarbonizar sua agricultura. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.