ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2022

KEPLER WEBER lança uma linha de crédito própria

A forte demanda por financiamento de silos levou a Kepler Weber, líder do segmento, a criar uma linha de crédito própria. Os recursos virão de um fundo de investimento (FIDC) com aportes da empresa e de outros investidores. Pela primeira série do FIDC, serão cerca de R$ 120 milhões. Novas séries poderão ser lançadas conforme a demanda. O crédito prazo total para pagamento pode chegar a 10 anos, com carência de 18 meses. A aprovação do limite de crédito está sujeita à análise.

A iniciativa da Kepler Weber surge como alternativa para facilitar o acesso dos produtores rurais a recursos, de forma desburocratizada, para ampliar a capacidade de armazenagem do Brasil. A companhia informou que já há clientes em fase final de aprovação de crédito e que a linha permite financiar 100% dos projetos, incluindo infraestrutura civil e elétrica. Atualmente, além de financiamentos de bancos privados, com prazos mais curtos para pagar, a principal linha de crédito para o setor vem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Plano Safra.

No ano passado, o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) liberou R$ 4,12 bilhões, com juros de 5,5% para pequenos e médios produtores e 7% para grandes players. O prazo de pagamento do BNDES chega a 12 anos. O Brasil tem um déficit de armazenagem estimado em 97 milhões de toneladas nesta safra, sendo que apenas 14% da capacidade instalada está dentro das fazendas. Segundo a Kepler Weber, o cenário de commodities valorizadas no mercado internacional tem permitido aos produtores investirem nesta infraestrutura de pós-colheita. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.