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22/Abr/2022

JOHN DEERE: oferta de conectividade insuficiente

A demanda por conectividade no campo vem aumentando à medida que o produtor percebe que "a agricultura brasileira dará o próximo salto com tecnologia e gerenciamento em tempo real", afirmou o diretor de Marketing da John Deere para a América Latina, Rodrigo Bonato. Ele destacou a iniciativa da empresa em parceria com a Claro. "Em um ano já conectamos mais de 20 antenas no campo que já estão em operação e temos demanda represada que gerou ainda mais interesse", disse.

"Temos mais de 9 milhões de hectares em projetos sendo analisados." O executivo lembrou pesquisa do Ministério da Agricultura em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) que mostrou que menos de 23% das propriedades agrícolas têm alguma conectividade, seja 3G, 2G ou wireless, e normalmente os sinais estão na sede da fazenda.

"Olhando a área total das propriedades, a cobertura de sinal é ainda menor do que 23%", disse. Ele afirmou que a conectividade é importante para que as máquinas possam captar dados, reagir e corrigir falhas em tempo real. Os equipamentos da empresa, diz Bonato, podem gravar dados offline e descarregá-los quando há algum meio de conectividade, que pode ser até um pen-drive ou bluetooth, mas nesse caso as adaptações em tempo real não são possíveis. Fonte: Broadcast Agro.