ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Abr/2022

Fretes: preços tendem a se manter firmes em abril

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os fretes subiram mais de 30% no mês de março em praticamente todas as rotas utilizadas por produtores rurais. Apenas os trajetos de Paripiranga (BA) a Feira de Santana (BA) e de Irecê (BA) a Santos (SP) registraram uma elevação em índices inferiores, 29% e 5% respectivamente. A partir dessa edição o relatório da Conab passa a contar com as informações do mercado de frete das principais rotas utilizadas pelos produtores da Bahia para o escoamento da produção de grãos no Estado.

A alta é influenciada pelo aumento da demanda por caminhões, devido ao avanço da colheita da soja e do milho, e pela elevação dos preços dos combustíveis. Esse comportamento de preços mais firmes, tende a se manter em abril. Os maiores aumentos foram registrados nas rotas envolvendo o município de Luís Eduardo Magalhães (BA). Até o final de março, a safra atual de grãos já estava com cerca de 51% da produção colhida.

No extremo oeste da Bahia, espera-se boa produção de soja e milho, estando a colheita da oleaginosa evoluindo para cerca de 75% da área cultivada, e a do cereal para cerca de 17%. Nesta safra, já se observa fortes contratações para o milho que é consumido principalmente na região de Irecê (BA), com uma parte também sendo escoada para Pernambuco e Feira de Santana (BA) visando atender ao mercado atacadista e granjeiro. À medida em que a colheita for se intensificando, a demanda por frete na região tenderá a aumentar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.