ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Abr/2022

Fertilizantes: escassez afetará oferta de alimentos

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, afirmou que a escassez global de fertilizantes tem potencial de criar um problema que é a falta de alimentos. A situação atual dos fertilizantes pode mexer com estrutura do mundo. A guerra na Ucrânia provocou uma escassez de alimentos e de fertilizantes: uma parte essencial do trigo, milho e cevada do mundo está presa na Rússia e na Ucrânia por causa da guerra, enquanto uma parte ainda maior dos fertilizantes do mundo está presa na Rússia e em Belarus.

O resultado é que os preços globais de alimentos e fertilizantes estão subindo. Desde a invasão da Ucrânia no mês passado, os preços do trigo aumentaram 21%, a cevada 33% e alguns fertilizantes 40%. O ministro defendeu que os fertilizantes e alimentos não entrem nas listas de sanções comerciais. De acordo com o ministro, a ex-ministra Tereza Cristina cobrou recentemente essa questão em reunião com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O ministro afirmou que tem viagens marcadas ao Marrocos, ao Egito e a Jordânia para tratar da importação de fertilizantes. A pasta negocia com o Irã o aumento da importação de ureia de 1 milhão para 3 milhões de toneladas. Foi tratado com o embaixador do Marrocos sobre a importação de potássio. O mesmo assunto foi tratado com o embaixador do Irã. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.