ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2022

Boa Safra Sementes planeja expansão no MATOPIBA

A Boa Safra Sementes, líder nacional na produção de sementes de soja, iniciou as obras de seu segundo Centro de Distribuição (CD), o primeiro na Região Norte, em Balsas (MA). Em fevereiro, a empresa anunciou a construção do CD de Sorriso (MT). O CD em Balsas é o primeiro passo para a empresa ficar mais próxima dos clientes do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da Região Norte do Brasil, em especial do Pará. A princípio, a empresa vai atender este CD 100% com a produção das unidades de Goiás (em Cabeceiras), Minas Gerais (em Buritis) e Bahia (Jaborandi).

Se houver demanda, abre a possibilidade para instalação de novas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS). A produção na região do MATOPIBA vem crescendo acima da média brasileira. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos no MATOPIBA deve aumentar 11% em 2021/2022, enquanto o incremento no País será de 4%. Desde a preparação para o IPO (oferta pública inicial de ações), a companhia mapeou potenciais áreas para novas plantas de beneficiamento de sementes. Com as vendas, haverá certeza de onde faz sentido instalar outras UBS. A Boa Safra fez seu IPO em abril do ano passado, pelo qual captou aproximadamente R$ 400 milhões.

No início de março, a empresa informou que concluiu as obras da terceira linha de produção de sua planta de Cabeceiras (GO). A Boa Safra também terminou recentemente a expansão da planta de Buritis (MG) e está expandindo a unidade de beneficiamento de sementes de Jaborandi (BA). A construção de Centros de Distribuição fora de Unidades de Beneficiamento, mais próximos dos polos produtivos, faz parte da estratégia da companhia de viabilizar vendas de sementes para os produtores dias antes do plantio e garantir assim sua capacidade germinativa.

Atualmente, as sementes são despachadas diretamente das três UBS da empresa (Goiás, Minas e Bahia), o que, dependendo da distância da região produtora, implica a necessidade de comprar o produto com maior antecedência e deixá-lo por mais tempo em ambiente sem as condições de temperatura e umidade ideais. As obras de terraplanagem do terreno do CD de Balsas já começaram. Não há prazo estabelecido para a conclusão da obra, mas a previsão é de que a estrutura fique pronta no segundo semestre. O terreno, localizado na Rodovia Transamazônica (BR-230), tem 72 mil metros quadrados.

Inicialmente o Centro de Distribuição contará com capacidade para 20 mil big bags em posições refrigeradas (o equivalente a 20 mil toneladas), mas já está prevista a expansão da capacidade para até 40 mil big bags (40 mil toneladas), acompanhando a demanda local. O grande objetivo do IPO foi viabilizar a meta de atingir uma produção de 360 mil big bags (360 mil toneladas) de sementes de soja por ano em 2026. Portanto, serão necessários mais investimentos. Em 2020, a companhia produziu o equivalente a 92 mil big bags (92 mil toneladas) de sementes. A Boa Safra está avaliando vários investimentos.

O objetivo é tornar-se um player de amplitude nacional e será analisado onde faz mais sentido crescer, nas áreas já atendidas para aumentar market share (participação de mercado) ou em regiões onde não tem atuação (como o Sul). O número de novos Centros de Distribuição a serem construídos nos próximos anos também não está fechado porque a empresa poderá optar por construir CDs maiores ou menores. A Boa Safra pretende ter CDS nas principais regiões agrícolas do País. A empresa tem um plano de longo prazo de construir entre 7 e 8 centros no total (1 a 2 por ano). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.