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29/Mar/2022

AGROGALAXY: produtores têm adiantado compras

Segundo a varejista de insumos agrícolas AgroGalaxy, a perspectiva de oferta restrita ou até falta de alguns insumos agrícolas, como fertilizantes, vem levando produtores rurais a adiantar suas compras desde o fim do ano passado. A companhia encerrou 2021 com cerca de R$ 2 bilhões (mais precisamente R$ 1,982 bilhão) em pedidos em carteira que serão faturados ao longo de 2022 e a demanda segue bastante aquecida. Com a escassez de adubos e químicos, o produtor está tentando garantir a safra de verão. Olhando a carteira de pedidos de 2022, as vendas estão muito mais aceleradas do que em igual época de 2021. A empresa tem trabalhado com fornecedores para assegurar volumes, mas também recomendamos aos clientes maior atenção ao planejamento, para que consigam obter o volume necessário de insumos antes da safra.

Além de escassez, pode haver um problema muito grande de logística se as entregas se acumularem. A AgroGalaxy já vendeu aproximadamente 65% do volume de adubos necessário para 2022 projetado por seus clientes e tais volumes estão assegurados com os fornecedores. Não há dúvida sobre de que haverá escassez de alguns nutrientes, principalmente cloreto de potássio, especialmente no fim do ano. Por isso, a recomendação aos produtores é para que garantam o insumo. Os preços de fertilizantes continuam subindo e a companhia tem repassado as altas à medida que as listas de preços são atualizadas pelos fabricantes de adubos. Sobre o herbicida glifosato, cuja oferta é restrita em algumas regiões, segundo relatos de produtores, em virtude de questões ambientais e relacionadas à energia na China, a AgroGalaxy tem assegurado praticamente todo o volume projetado para atender à demanda deste ano, com parte da carga estocada e o restante a ser entregue em datas estabelecidas.

Também está discutindo com a área técnica algumas alternativas para suprir a falta do glifosato, como tratamentos pré e pós emergência das plantas daninhas. Apesar de as variáveis a serem monitoradas em 2022 terem aumentado, os preços das commodities ainda devem garantir rentabilidade muito positiva para os produtores e mais um ano excepcional para a empresa. O número de variáveis aumentou, porque além de ser um ano político, tem a guerra Ucrânia-Rússia, limitação da oferta de insumos. Mas, os preços de soja e milho trazem um nível de rentabilidade muito positiva para os produtores e acaba ajudando aos varejistas. Depois de abrir 21 lojas em 2021, além das 20 que vieram com aquisições de outras empresas, e encerrar o ano com 134 pontos de venda no País, a AgroGalaxy planeja abrir um número maior de lojas neste ano, até 25 unidades. Essa capilaridade é muito importante, porque hoje a empresa cobre uma área agricultável de 10 milhões de hectares, enquanto o Brasil tem 70 milhões de hectares agricultáveis.

Então, é preciso expandir. As atividades relacionadas a M&As (fusões e aquisições) vão continuar de forma mais seletiva. A AgroGalaxy vai acelerar bastante o crescimento orgânico. A abertura de novas lojas deve ser equilibrada entre o primeiro e o segundo semestres. Elas devem ajudar a companhia a aumentar sua presença em áreas onde possui uma participação aquém do desejado ou com maior potencial de crescimento. A AgroGalaxy está em 12 Estados, em algumas áreas tem 5% de market share e em outras, 20%. É preciso equalizar e aproveitar melhor o potencial de cada região. Com relação a compras de mais empresas, o ritmo dos negócios dependerá das oportunidades que surgirem. Ano passado foi muito especial em M&As porque foi possível identificar grandes companhias para comprar.

A prospecção é constante, buscando identificar o que se alinha com a estratégia; é uma questão de oportunidade. Algumas regiões onde a AgroGalaxy tem pouca capilaridade, são Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, a região central de Mato Grosso, incluindo a BR-163, e o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Para viabilizar futuras transações, há espaço para a empresa elevar um pouco sua alavancagem e fazer alguma aquisição de tamanho bem razoável. Lembrando que a alavancagem (relação entre a dívida líquida ajustada e o Ebitda ajustado nos últimos doze meses) da empresa diminuiu de 2,6 vezes em 2020 para 1,7 vezes em 2021, ainda haveria espaço para elevar a alavancagem até 2,7 a 2,8 vezes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.