ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Plano Nacional de Fertilizantes: anúncio em março

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o Plano Nacional de Fertilizantes está pronto e deve ser lançado até o fim deste mês. O Ministério da Agricultura já trabalha no plano desde o ano passado, com o objetivo de reduzir a dependência internacional. No passado, optou-se pela importação de adubos, porque era mais barato e, provavelmente, continua sendo. Mas, o assunto deve ser tratado pelo Brasil como de segurança nacional e alimentar.

Para a ministra, ainda é cedo para saber o impacto da guerra na Ucrânia sobre a compra de uma fábrica de fertilizantes da Petrobras pela empresa russa Acron em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Tereza Cristina afirmou que a pasta acredita em aumento de preços de produtos agrícolas em virtude do aperto no mercado de fertilizantes que pode ser causado pela guerra na Ucrânia. Mas o tamanho, depende da duração do conflito. O Brasil precisa diminuir impactos, achando alternativas de abastecimento.

Alvo de diversas sanções econômicas devido à invasão da Ucrânia, a Rússia é o maior fornecedor de adubos em geral para o Brasil, considerando o volume. China, Canadá, Marrocos e Belarus aparecem na sequência. Belarus também já é atingido por sanções desde 2021, o que prejudica os embarques de fertilizantes. A ministra garantiu que haverá abastecimento, ainda que, possivelmente, abaixo do potencial produtivo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.