ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2022

Fertilizantes: guerra poderá afetar a oferta global

A guerra que se desenrola no Leste Europeu, entre Rússia e Ucrânia, pode levar a uma crise de oferta global prolongada em fertilizantes, ampliar a atual escassez e impulsionar preços já altos para os agricultores. A gigante canadense de fertilizantes Nutrien afirmou que a invasão está interrompendo o fornecimento global de nutrientes de potássio e nitrogênio para as culturas. A situação também deixa incertezas sobre a capacidade da Rússia de exportar.

A empresa tem preocupação com a possibilidade de que, se os fornecedores de Belarus e da Rússia retornarem ao mercado, sua empresa fique com excesso de fertilizante que não pode vender. A Rússia e a Belarus são o segundo e terceiro maiores países produtores de potássio do mundo. A Rússia foi o principal exportador de nitrogênio em 2019, constituindo 17% da participação no mercado global, e foi o terceiro maior exportador de fosfato.

Se as cooperativas e varejistas agrícolas dos Estados Unidos começarem a aumentar as compras agora antes da temporada de plantio da primavera por medo, os preços dos fertilizantes podem continuar a subir para um novo território recorde. A pressão do conflito sobre a oferta e os preços do gás natural elevará ainda mais os custos de produção de fertilizantes. Os altos preços do gás podem levar ao fechamento de fábricas na Europa, como aconteceu em 2021, restringindo ainda mais o fornecimento de fertilizantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.