ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Fev/2022

Fertilizantes: MS será autossuficiente em fosfato

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado (Semagro), Mato Grosso do Sul pode se tornar, nos próximos anos, autossuficiente na produção de fosfato. O fertilizante é natural e sem necessidade de beneficiamento químico. Não foi detalhado o prazo para a autossuficiência estadual ser atingida. Um dos investimentos que estão sendo feitos para elevar a oferta local do adubo parte da empresa Edem Mineração, que possui uma mina em operação desde 2018 na cidade de Bonito.

As reservas da mina são estimadas em 11,5 milhões de toneladas em dois depósitos. A meta da empresa é ampliar a produção anual, de 135 mil para 200 mil toneladas. Com este empreendimento, Mato Grosso do Sul se tornará autossuficiente na produção de fósforo, já que as novas áreas em pesquisas são muito promissoras. A região da Serra da Bodoquena tem grande potencial de exploração de novas reservas com teores maiores de fósforo, contribuindo para a meta de o Estado deixar de importar o ativo.

A Edem deve investir R$ 50 milhões, nos próximos cinco anos, na produção de fosfato. Atualmente, a companhia comercializa o nutriente para usinas de álcool, sojicultores, pecuaristas e produtores de mandioca e hortaliças. Foi feito o primeiro piloto de exportação para a Bolívia (3 mil toneladas). Há conversas com produtores do Paraguai e da Argentina para futuras exportações. A produção mensal da empresa é estimada em 11,5 mil toneladas, mas a reserva aprovada é de 11 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.