21/Fev/2022
De acordo com levantamento da OLX Brasil, a oferta online de produtos voltados ao agronegócio cresceu 354% no ano passado na comparação com o ano anterior na plataforma de e-commerce. O indicador é medido pela veiculação de anúncios voltados ao segmento. O número de anúncios publicados também foi maior no segundo semestre do ano passado e em dezembro, de 540% e 1.119%, respectivamente, em relação a igual período do ano anterior. O consumo de produtos seminovos e usados, chamados de segunda mão, comum entre os brasileiros, também é confirmado no agronegócio.
A digitalização do ecossistema de compra e venda de produtos, que é observada há algum tempo, abrange também o agronegócio. E o desempenho que a categoria alcançou em 2021 reforça esse movimento. De acordo com a pesquisa, os itens mais vendidos do setor pela plataforma são dedetizadores, máquinas de solda, compressores de ar, betoneiras, furadeiras de bancada e roçadeiras. Já o trator lidera os itens mais procurados do setor no marketplace, seguido por retroescavadeira, compressor de ar, roçadeira, betoneira e silagem de milho (6º).
No levantamento, a OLX destaca também que a compra de alguns produtos do agronegócio, como tratores, roçadeiras e silagem de milho, por meio da plataforma, pode gerar economia de até 68%. O líder no valor economizado é o kit rádio comunicador, com 68% de economia e valor médio de R$ 203,00 seguido por roçadeira (61%, com valor médio de R$ 230,00), contêiner (56%, com valor médio de R$ 8.509,00), trator usado ou seminovo (49%, com valor médio de R$ 16.660,00) e silagem de milho (42%, com valor médio de R$ 290,00). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.