21/Jan/2022
A EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto por satélites, anteriormente chamada de Geosys, prevê atingir 9 milhões de hectares de área agrícola monitorada no Brasil até o fim deste ano. No ano passado, de janeiro a novembro, a área monitorada pela empresa cresceu 2,7 milhões de hectares ante 2020, alcançando 3,4 milhões de hectares. A empresa atua principalmente em lavouras de soja e milho. A área total monitorada nos países em que atua soma cerca de 20 milhões de hectares.
O crescimento deve ser impulsionado por negócios com seguradoras e agfintechs que utilizam os dados e imagens gerados por satélites para acompanhar as práticas dos agricultores. O desempenho no Brasil deve-se, principalmente, aos bons resultados obtidos pelas seguradoras clientes, em aspectos como redução da taxa de sinistralidade por meio do monitoramento diário das lavouras. Com isso, é possível obter prêmios e taxas mais atrativas aos agricultores que buscam uma produção mais segura. Atualmente, a EarthDaily Agro trabalha na construção de uma constelação de satélites.
Segundo a empresa, a constelação possui maior capacidade de detectar mudanças climáticas. O projeto está em andamento desde setembro do ano passado e o lançamento está previsto para 2023. Os novos satélites vão coletar imagens de qualidade científica todos os dias em uma combinação única de 23 espectros, muitos dos quais terão uma resolução de 5 metros. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.