ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jan/2022

Fertilizantes: preços são sustentados pela demanda

Segundo o Itaú BBA, o início do período de aquisição de adubos pelos principais países produtores tende a fornecer suporte aos preços internacionais dos fertilizantes no curto prazo. Nas últimas semanas, as cotações dos adubos vinham em queda em meio à ausência de compras volumosas pelos maiores players globais. O mercado de nitrogenados, que sazonalmente é mais fraco no início de janeiro, deve começar a ficar aquecido no fim deste mês e início do próximo.

Esse suporte da demanda deve vir da entrada dos Estados Unidos e da Europa para as compras da safra de primavera e do Brasil nas aquisições para a safra de inverno, conforme a instituição financeira. Em relação aos fosfatados, a Índia continua com demanda aquecida e há sinais de que o país deve voltar às compras de adubos nas próximas semanas.

Além disso, neste mesmo período, os Estados Unidos também devem iniciar as compras para safra de primavera, o que também deve manter os preços sustentados. Para os preços dos potássicos, a sustentação tende a ser gerada pela perspectiva de que os Estados Unidos, Europa e Brasil entrem no mercado para adquirir volumes para as lavouras do segundo semestre. Do lado da oferta, as sanções à Belarus continuam gerando incertezas em relação as restrições do produto. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.