ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jan/2022

3TENTOS fará follow on para ajustar base de varejo

A 3tentos anunciou uma oferta subsequente (follow on) na terça-feira (11/01), de 500 mil ações, que pode movimentar R$ 4,4 milhões. A operação é nos mesmos moldes da anunciada pelo banco de investimento BR Partners na semana passada e tem como objetivo ajustar a liquidez das ações, atraindo o investidor de varejo para a base de acionistas da empresa. A 3Tentos também abriu o capital em 2021, em julho, utilizando a instrução 476 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que permite oferta para um grupo restrito de investidores qualificados, aqueles com ao menos R$ 1 milhão para investir.

Outra condição é que no prazo de 18 meses após a oferta, somente o grande investidor pode negociar as ações. O problema foi que corretoras e distribuidoras permitiram que o pequeno investidor de varejo comprasse as ações de ofertas 476, sem o conhecimento da B3 e da CVM. Quando isso foi descoberto, os reguladores pediram o cumprimento das regras e as corretoras chegaram a paralisar negócios com alguns papéis da 476, gerando um problema sério de liquidez para as empresas que abriram capital, com muito vendedor de ações e poucos compradores.

Por isso, a oferta subsequente da 3Tentos, assim como a da BR Partners, será via instrução 400, que permite que todos os investidores participem da operação. As duas operações têm como líder o BTG Pactual. O preço de venda dos papéis da 3tentos será definido dia 31 de janeiro. A oferta será realizada com o objetivo de liberar a ampla negociação das ações ordinárias de emissão da companhia em circulação na B3, inclusive por investidores de varejo, afirma a 3tentos ao justificar os motivos da operação. A expectativa é que mais empresas que abriram o capital no ano passado via 476 façam follow on para ajustar a liquidez. Desde 2020, foram 12 companhias que lançaram ações por esta instrução. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.