11/Jan/2022
A fabricante norueguesa Yara Fertilizantes informou nesta segunda-feira (10/01) que encerrará as compras de potássio da Bielo-Rússia até 1º de abril, já que as sanções internacionais impossibilitam a continuidade do comércio. A Yara estima que compra de 10% a 15% da produção anual da estatal Belaruskali, uma das maiores produtoras mundiais de sal de potássio, ou potássio, o nutriente agrícola que é um importante gerador de divisas para a Bielo-Rússia.
Os efeitos das sanções atuais reduzem a capacidade da empresa de influenciar positivamente a segurança e o bem-estar dos trabalhadores da Belaruskali. Apesar da redução do fornecimento de potássio, a Yara pretende continuar o programa de segurança industrial iniciado em 2021, em estreita cooperação com o sindicato independente em Belaruskali e em total conformidade com as sanções aplicáveis.
A companhia afirmou que, embora seu abastecimento da Bielo-Rússia esteja em total conformidade com as sanções aplicáveis, outras partes da cadeia de abastecimento estão retirando os serviços essenciais necessários para permitir as exportações de potássio da região, como resultado do qual a empresa iniciou uma redução nas atividades de abastecimento. Espera-se que a desaceleração seja concluída em 1º de abril. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.