16/Dez/2021
O grupo brasileiro Taunsa, que atua na originação, armazenagem, logística e exportação e grãos, anunciou nesta quarta-feira (15/12) que investirá R$ 5,7 bilhões até 2028 para aumentar sua capacidade logística e construir 34 postos de armazenagem em Mato Grosso, no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e São Paulo. Os investimentos fazem parte do plano de expansão e internacionalização da trading, que almeja se tornar líder nacional em capacidade de armazenagem e uma das três maiores exportadoras de soja do País. As obras terão início em janeiro.
Para sustentar o plano de crescimento, o grupo vai fomentar uma rede de pequenos e médios agricultores, por meio da antecipação de insumos e garantia de compra da produção agrícola. Para cada uma das 34 unidades de armazenamento, a trading estima que será necessária a produção de ao menos 18 mil hectares. A perspectiva é de que mais de 600 produtores sejam envolvidos no projeto, cada um fornecendo produção de áreas de 500 a mil hectares.
O Taunsa foi fundado por Cruz em 2008 em Araçatuba (SP) como Taunsa Agropecuária. Inicialmente limitada à produção de lácteos, a empresa expandiu sua atuação para a agricultura, adquirindo terras em Mato Grosso e avançando em plantio, armazenamento e comercialização de soja e milho no Brasil e em países da África Ocidental, em especial na Angola. Atualmente com sede em Campinas (SP), o grupo tem parceria, por meio de uma joint venture, com a ARJ Holding, empresa de investimentos dos Emirados Árabes Unidos que atua em diversos setores, como construção, energia, serviços e hotelaria. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.