ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2021

Tecnologia e uso racional de insumos no campo

Segundo a Basf América Latina, a digitalização dos processos produtivos no campo democratiza soluções para o agronegócio. Há um engajamento acelerado dos produtores por soluções digitais. A plataforma da própria Basf, a Xarvio, traz soluções digitais para a agricultura, ligadas ao plantio e à colheita, como taxa de aplicação variável de fertilizantes e plantio controlado de sementes e aplicação de defensivos. Trata-se de uma plataforma acessível a todos os produtores. O produtor entra na ferramenta, acessa os mapas de forma gratuita, em busca de uma agricultura de precisão. A plataforma possibilita uma agricultura mais sustentável. É possível alcançar a média de 70% de economia em utilização de recursos para manejo de plantas daninhas.

Sem falar na economia de água, de horas de maquinário e tudo o mais. A Mosaic Fertilizantes concorda que a tecnologia aumenta a sustentabilidade, pelo uso racional de insumos. Não é mais questão de tamanho do cliente, mas de como ele enxerga a tecnologia como forma de ser mais sustentável. De acordo com a SLC Agrícola, a implementação de tecnologias e a oferta de novas soluções para a agropecuária têm trazido avanços importantes. Na safra 2020/2021, a companhia teve uma economia de 4% por causa do uso racional de defensivos. Hoje, é utilizada uma tecnologia de monitoramento das aplicações aéreas que levou à redução na aplicação.

Isso está se traduzindo em uma redução entre 27% e 60% na aplicação de inseticidas e outros defensivos no ano. A agricultura digital tem um papel importante de coletar dados e organizar informações para que a produção avance na missão de reter o carbono no solo. A Mosaic complementou dizendo que já existem ferramentas bem precisas para aumentar a produtividade, capturar carbono e ter ganhos sustentáveis financeiramente a longo prazo. Mas, são necessárias pessoas preparadas para lidar com esse processo. A digitalização permite que o agricultor rastreie tudo o que é reportado e tome o segundo passo que é a mensuração em termos de carbono. O digital é um dos maiores aliados na sustentabilidade, com certeza. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.