ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2021

Máquinas: Plano Safra não atente às necessidades

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), os recursos do Plano Safra estão muito aquém das necessidades. O País se acostumou por muitos anos com o Plano Safra. O plano safra está, hoje, muito aquém do que era no passado. Em 2021, o Plano Safra não durou três meses, uma referência aos recursos do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

O problema de captação de crédito para investimento é mais forte fora do agronegócio, na indústria de máquinas em geral, do que no agro. No agro, ainda existem algumas captações e modelos para financiá-lo, mas este problema vai chegar no agro também. Não existe problema de recursos no Brasil, mas o crédito é muito caro e não há retorno do investimento, dado o alto custo. O problema de crédito é relevante no País.

No Brasil, 80% das máquinas comercializadas neste ano foram compradas com capital próprio. Isso não existe em lugar nenhum no mundo. Há elevadas taxas de juro para tomada de crédito para compra máquinas e equipamentos, que são financiamentos longos de cinco a dez anos. As taxas no Brasil com os bancos privados estão entre 18% e 20% por ano. Não é viável comprar um bem de capital, fazer um investimento pagando essa taxa. Há alta concentração no mercado bancário. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.