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24/Nov/2021

Fertilizantes: importância das ferrovias no Brasil

Durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) nesta terça-feira (23/11), a EuroChem Fertilizantes apontou que o modal ferroviário será fundamental para importação brasileira de fertilizantes nos próximos anos. A ferrovia é um modal que precisa ser desenvolvido e será fundamental para o escoamento de grãos e para importar fertilizantes no futuro. Os portos do Arco Norte estão ganhando terreno na movimentação de grãos e adubos e, para isso, será muito importante o desenvolvimento de ferrovias. Entre as ferrovias que serão relevantes para o escoamento de grãos e adubos, Cooreman citou a Ferrogrão, a Ferrovia Norte-Sul, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração oeste-leste (Fiol).

São projetos que estão avançando muito e serão muito relevantes. Os portos do Arco Sul ainda movimentam cerca de 70% dos fertilizantes importados no País, mas os embarques pelo Arco Norte vêm crescendo, dada a maior proximidade com Mato Grosso, maior Estado produtor nacional de grãos e consumidor de fertilizantes. O crescimento dos portos da Região Norte exigirá também investimento em infraestrutura para berços portuários e para ampliar capacidade de mistura de adubos nestes terminais. Como companhia, Eurochem está comprometida em acompanhar o crescimento do Arco Norte, que virá com desenvolvimento de ferrovias, e em colocar capacidade de mistura lá e fornecer adubo para um dos principais Estados produtores do País.

Sobre o Plano Nacional de Fertilizantes, que está sendo elaborado pelo governo federal, que prevê reduzir a dependência de importação do Brasil, a avaliação é de que a produção nacional de fertilizantes está bem colocada na agenda do governo. Porém, o aumento da produção e a menor dependência tem limitação em virtude de questões naturais, e, por isso, é importante planejar melhoria logística e escoamento de adubos e grãos. A Eurochem deve ampliar a sua oferta local de fertilizantes fosfatados em 1 milhão de toneladas a partir de 2023, após a compra de mina de fosfato da Yara em Serra do Salitre (MG). Importante ressaltar que a Rússia garantiu o fornecimento ao Brasil dentro das novas cotas para exportação de adubos nitrogenados. O fornecimento será preservado para que não falte adubos no campo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.