ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2021

Fertilizantes: Brasil terá novo recorde de consumo

Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), após entrega de cerca de 40 milhões de toneladas em 2020, o Brasil está partindo para novo recorde de consumo de fertilizantes neste ano. É um momento muito especial para a agricultura, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Neste contexto, os fertilizantes se consolidam como protagonistas em sustentabilidade e produtividade no campo. As vendas superaram 40 milhões de toneladas em 2020, crescimento de 12%. Segundo consultorias privadas, o Brasil está partindo para novo recorde em 2021 que suportará a safra excepcional.

A indústria brasileira de fertilizantes não poupou esforços em atender à grande demanda agrícola do mercado brasileiro. A indústria de fertilizantes atende à totalidade do consumo recorde do mercado brasileiro, suprindo todas suas necessidades. Contudo, a produção local de adubos não acompanha o crescimento anual do consumo brasileiro de fertilizantes, que avançou 3% ao ano durante três décadas. O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia, respondendo por 9% do mercado global. A dependência do mercado internacional de fertilizantes é grande e importações já superam 85% do consumo.

O Plano Nacional de Fertilizantes, liderado pelo governo federal, busca amenizar a dependência externa do fornecimento brasileiro. A indústria de adubos está colaborando com sugestões ao plano e listou necessidade de medidas como: desburocratização e desoneração da cadeia de insumos e da cadeia de produção, linha de créditos atraentes dedicadas ao investimento no setor, mapeamento de reserva minerais e potencial de exploração pela iniciativa privada, disseminação de conhecimento para uso racional de fertilizantes e logística nacional fluida. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.