ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2021

Fertilizantes: Brasil está abastecido em 2021/2022

No 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) nesta terça-feira (23/11), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a indústria de fertilizantes e o governo buscaram dar resposta tranquilizadora aos produtores rurais diante dos rumores de falta de adubo para a safra brasileira 2021/2022. Segundo a ministra, o Ministério da Agricultura deu tranquilidade para os produtores porque havia discurso de que faltaria fertilizantes. Foi uma resposta tranquilizadora para o setor de que haverá produtos para safra 2021/2022, mas há preocupação com a safra 2022/2023 para que tenhamos normalidade no mercado. A ministra destacou que está conversando com países fornecedores de nutrientes e adubos para o Brasil e com a indústria para levar tranquilidade aos agricultores.

Alta demanda e problemas mundiais de falta de energia trazem insegurança para agricultura em relação ao fornecimento de insumos. O Brasil é muito dependente da importação de fertilizantes. Tereza Cristina destacou visita recente à Rússia em que se reuniu com empresas e governo para tratar do fornecimento de adubos do país ao Brasil após as restrições nas exportações russas de nitrogenados. A Rússia garantiu que os contratos serão honrados mesmo com restrição dos volumes de nitrogenados. Houve reuniões com os quatro maiores fornecedores e todos garantiram que fornecimento dos contratos já feitos serão cumpridos e vão estudar pedido de excedente para exportação para o Brasil. Ela também relatou reunião com empresa bielo-russa que está preocupada com sanções norte-americanas a partir de 8 de dezembro.

A preocupação não é com o produto, mas na maneira como irão fornecer. É uma situação delicada. A situação será acompanhada para ver o que é possível ser feito. A ministra revelou também que vai ao Canadá em dezembro para conversar com fornecedores de fertilizantes ao Brasil. Ela mencionou ainda incertezas quanto às exportações chinesas de insumos. O momento atual é delicado. Há uma “bolha verde” acontecendo como, por exemplo, restrições na produção de carvão no mundo, o que tem criado insegurança e expectativa não muito boa sobre as exportações deles para outros países. Segundo a ministra, a pasta está criando uma Câmara Técnica de Insumos para debater o fornecimento de insumos para agropecuária brasileira. O ministério vai estar cada vez mais perto acompanhando esta situação, concluiu. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.