ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2021

BOA SAFRA SEMENTES vai ampliar oferta em 2022

A Boa Safra se prepara para expandir sua oferta de produtos e alcance no País em 2022. Para o ano que vem, novos materiais (sementes com novas tecnologias de soja) já estão plantados. Hoje, as vendas são de tecnologia Intacta da Bayer e, no ano que vem, a empresa terá também a Intacta 2 Xtend, Refúgio Xtend, além de duas da Corteva, Enlist E3 e Conkesta E3. Com isso, a Boa Safra vai passar de 30 para 48 novas cultivares. Os produtores têm optado por esses novos materiais, que são um pouco mais caros, mas muito produtivos, o que ajuda no faturamento da empresa. Em 2022, as vendas de sementes com as quatro novas biotecnologias devem representar de 8% a 10% do volume comercializado pela companhia.

Esses quatro novos eventos começam a ganhar força no ano que vem. Para cada grão plantado, a produção de sementes multiplica em média 37 vezes. Com os planos de maior oferta, a Boa Safra está fazendo uma série de investimentos e deve continuar ampliando sua estrutura. Foi feito IPO (oferta inicial de ações) para construir novas plantas, aumentar a capacidade. Historicamente, a trajetória é de crescimento há muitos anos, e o IPO foi para crescer mais rápido. Além das expansões das unidades de Buritis (MG) e Cabeceiras (GO), a empresa está construindo uma nova planta em Jaborandi (BA), cujas obras devem ter início no ano que vem para inaugurar em 2023.

Nos próximos meses, a empresa anunciará o início da construção de seus primeiros Centros de Distribuição. Hoje, não há centro de distribuição, que é feita por meio da fábrica. O projeto de longo prazo é contar, provavelmente, com sete a oito centros, e construir um a dois por ano. O objetivo é ter Centros de Distribuição nas principais regiões produtoras do Brasil. Enquanto o setor de insumos cresce historicamente ao redor de 7% ao ano em receita, a Boa Safra tem avançado em média 38% por ano. A companhia vai continuar investindo forte. No terceiro trimestre, o Capex somou R$ 19,832 milhões, puxado pelas linhas de obras e instalações e adiantamento à fornecedores, conforme o release de resultados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.