ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2021

Logística: frete curto é melhor para caminhoneiro

Segundo o Movimento Pró-Logística, as críticas dos caminhoneiros em relação à expansão das ferrovias e da “BR do Mar” (de navegação de cabotagem) são naturais, porque no entender deles, esses novos canais logísticos vão tirar o que os transportadores em rodovias chamam de "frete longo". Mas, o frete curto é bem mais lucrativo para o caminhoneiro. É essencial tirar os custos do transporte rodoviário de longa distância, que seria substituído pelos modais ferroviário e hidroviário. E é precisamos, ao mesmo tempo, facilitar ao caminhoneiro um número maior de viagens.

O frete curto é mais bem remunerado do que o longo. O gargalo para o frete curto é o tempo de carga e descarga. O gargalo é a rapidez no embarque e desembarque. No frete longo é possível diluir esse tempo. No frete curto, ele passa a ter outra importância. É necessário trabalhar para mudar isso. A reação dos caminhoneiros contra a subtração, deles, do frete longo, é natural. Porém, o fim do frete longo para transporte rodoviário vai acontecer. Em compensação, haverá incremento no frete de curta distância. Se for retirado o gargalo da carga e descarga não vai ter tanto problema. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.