ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2021

Fertilizantes: preços podem ter atingido um teto

Segundo a 3tentos, companhia gaúcha que atua nos segmentos de distribuição de insumos, originação e comercialização de grãos e industrialização de produtos agrícolas, após os preços dos fertilizantes terem quase triplicado em dólar, os valores não têm muito mais para subir. O valor dos adubos subiu três vezes em dólar e o mercado caminha para um ajuste. A safra 2021/2022 está dada, com mais de 95% da safra de Mato Grosso plantada, a colheita de trigo andando bem na Região Sul, mas para 2022/2023 o produtor está inseguro. A maior parte das compras de insumos para grãos, cerca de 80%, ocorre entre março e junho de cada ano.

Para a temporada 2022/2023, uma parte dos insumos foi vendida, acompanhando a comercialização antecipada de grãos nos Estados; em Mato Grosso, está próxima de 28%, no caso da soja. s empresas têm de atuar com cautela, mas o plantio vai acontecer, ainda que as margens do produtor, que estavam muito grandes, tenham sido encurtadas. Daí a importância de uma empresa, como a 3tentos, com quase 140 agrônomos passando informações, ajudando com o planejamento técnico de insumos para o que o produtor não corra riscos ou gerencie muito bem os seus riscos.

Na temporada atual, 2021/2022, quem deve pagar mais caro por insumos agrícolas são aqueles produtores que não se programaram e deixaram para comprar insumos agora. A 3tentos vem repassando integralmente os reajustes de preços dos insumos agrícolas aos agricultores e eventuais novos reajustes serão repassados também. A pandemia provocou um “desencaixe” no transporte das matérias-primas no mundo, mas há oferta de produto suficiente para atender à demanda. A China, grande exportador de fósforo, precisa abastecer os mercados norte-americano e brasileiro com o adubo para poder continuar comprando grãos destes países. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.