ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Set/2021

Logística: DT-e reduzirá burocracia no transporte

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) vai reduzir a burocracia no transporte de cargas e diminuir os custos para o setor produtivo. A determinação para que se adote a carteira digital de transporte foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de setembro.

O DT-e vai auxiliar na melhoria da renda do caminhoneiro, ao restringir a necessidade de contratar intermediários, atuais responsáveis por majorar os custos de operação em até 40%. Além disso, entre outros benefícios, a CNA argumenta que a nova tecnologia será capaz de combater formas alternativas de pagamento da contraprestação de serviços de transporte ao transportador autônomo de cargas e valorizar a prestação dos serviços de transporte rodoviário de cargas.

Entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut) contribuíram para o desenvolvimento do projeto do DT-e. A adoção do DT-e dependerá, agora, de decreto de regulamentação com a especificação do cronograma de implementação e dos órgãos federais destinados a realizar adaptações e migrações para novo sistema. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.