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23/Set/2021

Tecnologia: programa de aceleração de startups

O Facebook e a aceleradora Baita, sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estão abrindo a segunda edição do seu programa de aceleração de startups, o Campo Digital. Serão selecionadas dez startups para desenvolverem soluções digitais para o agronegócio brasileiro focadas em pequenos e médios produtores. As empresas afirmam que o objetivo do projeto é acelerar startups de todo o País com tecnologias para melhorar a produtividade, eficiência ou sustentabilidade no campo e que atendam à cadeia agropecuária de forma ampla. É uma contribuição para acelerar a transformação digital das pequenas propriedades, aumentando a produtividade e a inovação deste setor cada vez mais fundamental para a economia brasileira, especialmente no contexto de recuperação econômica que precisamos ver no pós-pandemia. Esta edição pretende incorporar temas como conectividade, tecnologia e soluções do campo à mesa.

O Campo Digital tem mostrado uma outra forma de ver o agronegócio no Brasil, em que o resultado financeiro é importante, mas meio ambiente, aspectos sociais e governança também são fatores essenciais. Na primeira edição do Campo Digital, dez startups foram selecionadas para aceleração. Foram elas AgroBee, AgroRaptor, e-Ctare, Campotech, Elysios, Lucro Rural, Maneje Bem, NONG, Raizs e TerraMagna. O amadurecimento que o programa trouxe para a e-ctare foi extremamente importante, especialmente em relação ao acesso a ferramentas de governança, gestão, marketing e de vendas que mudaram a empresa de patamar. Para participar do projeto, as startups precisam estar pelo menos em estágio operacional, ou seja, validando sua solução digital e efetuando as primeiras vendas. As inscrições devem ser feitas até 17 de outubro. Após o cadastro, as agtechs participarão de processo de análises e entrevistas.

As selecionadas serão conhecidas em novembro. As startups selecionadas vão receber auxílio técnico para definição de metas e avaliação do modelo de negócio. Também serão oferecidos treinamentos para uso de redes sociais pelos negócios e créditos para impulsionamento de conteúdo nas plataformas do Facebook. Entre os parceiros técnicos do Campo Digital estão a Esalqtec, incubadora tecnológica que atua junto à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, a Agência Inova da Unicamp, a Embrapa Informática Agropecuária e o Instituto de Pesquisas Eldorado. Mentorias de investimento serão dadas por gestoras de fundos e aceleradoras como SP Ventures e Yield Lab. Ao fim do projeto, em abril de 2022, as startups participantes apresentarão as soluções desenvolvidas a especialistas e fundos de investimento focados em agtechs. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.