ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Set/2021

Fertilizantes: demanda interna registra forte alta

Segundo o Rabobank, em relatório trimestral sobre as commodities agrícolas, o Brasil deve consumir 44 milhões de toneladas de fertilizantes neste ano. Se confirmado, o volume será 8,4% maior que o utilizado nas lavouras brasileiras no ano passado, quando foram entregues 40,6 milhões de toneladas ao consumidor final. O número é maior que o projetado ao fim de agosto, de 43,1 milhões de toneladas.

Acompanhando o crescimento do consumo, o volume importado pela indústria doméstica entre janeiro e agosto deste ano foi 17% acima do observado em igual período do ano passado. As importações brasileiras de fertilizantes vêm surpreendendo em 2021, indicando o bom momento da demanda. O País importa mais de 80% do que utiliza anualmente nas lavouras agrícolas. O volume de fertilizantes consumido internamente poderia ser ainda maior que a previsão de 44 milhões de toneladas caso não houvesse problemas logísticos, como as dificuldades relacionadas ao frete marítimo global e às de circulação interna de caminhões.

Problemas logísticos ainda geram incertezas com relação à entrega de produtos, especialmente para o último trimestre de 2021. Quanto aos fretes marítimos, o mercado global enfrenta preços mais elevados e atrasos nas entregas, o que pode refletir na disponibilidade de defensivos (como glifosato e dissecantes) a partir do último trimestre deste ano. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.