ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Set/2021

Logística: custos de transporte de grãos disparam

Os preços de locação de contêineres atingiram os níveis mais altos este ano, assim como os valores do transporte de carga a granel. A China realizou importações significativas após o pico da crise da pandemia do novo coronavírus, principalmente dos Estados Unidos. Com isso, tanto os volumes quanto os preços aumentaram, porque outros mercados de carga a granel, como carvão e minério de ferro, também foram elevados. Apesar da alta, os preços ainda estão muito longe dos máximos alcançados em 2007/2008.

Naquela época, o Baltic Dry Index, que rastreia as taxas de frete de navios de diferentes tamanhos, atingiu o pico de quase 12 mil pontos no segundo trimestre de 2007. Isso foi seguido por uma queda em meio à crise financeira, que continuou no quarto trimestre de 2008 quando o índice caiu para menos de 1 mil pontos. Após uma curta recuperação, o índice ficou amplamente abaixo de 2 mil pontos nos últimos anos, antes de subir acentuadamente em 2021 e atingir seu nível atual de mais de 4,2 mil pontos.

Outro fator que contribuiu para a tendência altista foi a escassez de navios, com muitas filas do lado de fora dos portos aguardando liberação (na verdade, alguns ainda estão). Por último, mas não menos importante, inúmeras tempestades, tanto na Ásia quanto nos Estados Unidos, resultaram no fechamento de portos recentemente. Os índices de frete de grãos e oleaginosas compilados pelo Conselho Internacional de Grãos (IGC) também aumentaram fortemente desde o início do ano. De um nível geral de 124 pontos, e de 115 pontos no subíndice da Europa, eles dispararam em julho para 250 pontos e mais de 190 pontos, respectivamente.

No fim de agosto, o índice geral estava igualmente alto, mais uma vez, em 245 pontos, enquanto o subíndice para a Europa estava até um pouco mais alto do que em julho, em 200 pontos. O índice geral do IGC está agora de volta a uma trajetória ascendente, após cair no início de setembro (atualmente está em 235 pontos), enquanto o subíndice europeu estagnou na semana passada em 180 pontos, colocando-o de volta em seu nível de junho. Ainda não há sinais de reversão de tendência, principalmente porque as diárias dos navios Capesize, importantes para o comércio de grãos, recentemente atingiram a maior alta em 11 anos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.