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14/Set/2021

Fertilizantes: Yara Brasil prioriza sustentabilidade

A Yara Brasil, subsidiária da norueguesa de fertilizantes Yara, avança em adubos especiais. Hoje, o segmento representa 30% das vendas da fabricante no País, ante 10% há sete anos. Em 2021, espera acompanhar o crescimento do mercado nacional, de mais de 10%. O produtor brasileiro está investindo em soluções tecnológicas a fim de obter resultados ainda melhores. Essa tendência se intensificou com a preocupação crescente em garantir sustentabilidade na agricultura. Recentemente, o portfólio de alta performance da Yara foi reforçado com uma linha de fertirrigação voltada para café e hortifrúti.

Para o mercado brasileiro de adubos como um todo, a Yara Brasil prevê alta de 5% este ano, mas não há pretensão de acompanhar esse resultado. O foco é entregar soluções completas com produtos premium. Em 2020, a companhia vendeu mais de 10 milhões de toneladas de fertilizantes, incluindo os especiais, no País (cerca de 20% do consumo nacional). A receita foi de US$ 3,07 bilhões. A operação local contribui com um terço do negócio global da Yara. A sustentabilidade é uma das prioridades na estratégia da empresa, que está implementando uma plataforma de comercialização de créditos de carbono, a Agoro Carbon Alliance, em operação nos Estados Unidos.

No Brasil, os projetos pilotos devem se iniciar neste ano. A empresa também estuda trazer ao Brasil o programa de produção de "amônia verde", ainda em desenvolvimento. No quesito industrial, os esforços da Yara Brasil estão direcionados para a plena operação do complexo de Rio Grande (RS), esperada para o fim do ano. As obras foram adiadas em virtude da pandemia de Covid-19. Será o maior parque fabril de fertilizantes da América Latina. O projeto recebeu aporte de R$ 2 bilhões para duplicar a capacidade de produção e modernização. No País, a empresa possui outras três plantas industriais e 22 misturadoras. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.